terça-feira, 8 de setembro de 2015

Depressão atinge 18% da população brasileira

Tristeza, desinteresse, ausência de prazer, baixa autoestima e autoconfiança, sentimento de culpa e inutilidade são alguns dos sintomas de depressão. Facilmente confundida com tristeza, a depressão pode ser mais comum do que se imagina. De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), entre os países em desenvolvimento, o Brasil lidera o ranking mundial da depressão: 18% da população brasileira apresenta o transtorno depressivo.
Conforme o psicólogo Fred Costa, para se dizer que um indivíduo está passando por um processo depressivo, as características da doença têm que ter duração mínima de quatro semanas. Ele destaca que embora os sintomas de depressão sejam possíveis de identificar, muitas vezes a pessoa demora a procurar por tratamento.
"Existe um preconceito histórico com relação à depressão. É possível sim identificar a doença. Mas quando o indivíduo percebe, acha que não tem força para pedir ajuda. Um dos grandes problemas das pessoas com depressão também está nas pessoas ao seu redor, que acham que depressão é frescura e que é preciso apenas reagir, por exemplo, indo a festas", alerta o especialista.

Nenhum comentário :

Postar um comentário